quarta-feira, 26 de novembro de 2014

COMO ATIVAR E TRABALHAR COM PLANILHAS COMPARTILHADAS NO EXCEL

Como Ativar e Trabalhar com Planilhas Compartilhadas no Excel

 Existe um recurso muito útil e interessante no Excel que muitos usuários desconhecem e que pode aumentar significativamente a produtividade em determinados trabalhos que necessitam um trabalho conjunto em uma mesma planilha do excel. O recurso de planilhas compartilhadas pode ser útil principalmente para pessoas que estão desenvolvendo um trabalho em uma rede doméstica ou corporativa.

 Entenda como funciona uma planilha compartilhada no Excel:
 O recurso de planilha compartilhada do excel funciona de maneira bem simples, quando o recurso está ativo a planilha pode ser utilizada e editada por várias usuários ao mesmo tempo e sempre que o trabalho realizado na planilha for salvo, os outros usuários também poderão ver essas alterações realizadas na planilha.


 Veja como ativar esse recurso:

 Clique na opção "Revisão" na barra de menus do Excel.




 Após entrar na opção Revisão, clique no botão Compartilhar Pasta de Trabalho



 Aparecerá uma janela conforme a seguir:



 Ao clicar na opção marcada em amarelo será ativada a opção de pasta compartilhada. A caixa embaixo da opção mostra o usuário para o qual a pasta está com uso exclusivo. Na guia avançadas há várias opções que, por padrão, são deixadas ativadas e são muito importantes, conforme lista abaixo:
Manter histórico de alterações por NN dias: O valor de NN é o número de dias a manter o histórico (o padrão é 30), e é importante para saber quem alterou a planilha e quando.
Atualizar alterações: Por padrão é marcada a opção Quando o arquivo for salvo, porém, pode ser escolhida a opção Automaticamente a NN minutos (NN é um valor de minutos a configurar). Essa opção é interessante de ser utilizada pois evita que se altere demasiadamente uma planilha sem saber o que outros usuários estão alterando.
 Alterações conflitantes entre usuários: A opção Confirmar quais alterações deverão prevalecer é selecionada por padrão, e a sugestão é que essa opção seja utilizada, pois assim alterações num mesmo espaço da planilha poderão se escolhidas antes do seu salvamento.
Como sei se a planilha está compartilhada?

 Basta olhar na barra título do Excel, e no lado direito do nome do arquivo aparecerá a palavra[Compartilhado].

 Mostre-me o funcionamento!

Quando a planilha for salva aparecerá a seguinte mensagem: A pasta de trabalho foi atualizada com alterações salvas por outros usuários. Abaixo temos um exemplo da exibição de alteração feita por outro usuário:



 Nesse exemplo o Usuário 1 alterou a planilha e salvou; posteriormente, o Usuário 2 alterou o texto digitado pelo Usuário 1 e também salvou. Na célula alterada surgirá um triângulo verde no canto superior esquerdo, indicando que há um comentário baseado na alteração feita por outro usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário