segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Bizarro! Facebook vigia tudo o que você faz; saiba evitar

Facebook sabe os sites que você visita fora da rede social; entenda

Quando acessamos algum site para pesquisar sobre um produto ou assunto e abrimos o Facebook em seguida, a rede social está cheia de anúncios com o mesmo tema. Estranho? Isso acontece porque, além das interações dentro do site, como as páginas curtidas e compartilhadas, a plataforma também absorve informações baseadas na navegação da Internet — via qualquer navegador ou aplicativo. Assusta? Felizmente, é possível limitar um pouco o alcance dessas “invasões”.

Como o Facebook sabe os sites que você acessa?
 A forma como o Facebook lida com suas informações é um pouco complexa, mas não é diferente do que acontece com outros sites. Para tentar ser mais assertiva — e exibir posts que você vai gostar —, a rede social adota um sistema de publicidade baseado nos seus interesses online.


 Ou seja, além de rastrear toda a sua atividade dentro do próprio Facebook, a rede consegue identificar quais sites você acessa. Isso também inclui outros aplicativos, não apenas os da empresa como oWhatsApp ou o Facebook Messenger.

 Para isso, o Facebook trabalha com os provedores de dados. Empresas como a Acxiom, Datalogix e Epsilon são especializadas na coleta e análise dessas informações e as enviam para a rede social.

 A sequência é mais ou menos assim: o usuário visita um site ou aplicativo parceiro do Facebook, esse site contém um plugin e esse plugin grava as suas informações e as envia para a rede social. Se esse site for uma empresa anunciante, muito provavelmente o produto que você pesquisou ou foi exposto em alguma loja online — e ainda não comprou — irá aparecer como ads no seu perfil.


 Entretanto, caso esse site não for anunciante, o Facebook poderá mostrar propagandas de outros anunciantes — com tema similar — baseadas na mesma pesquisa. A empresa explica que se você começa a pesquisar aleatoriamente sobre uma TV, o sistema de anúncio pode identificar o interesse em eletroeletrônicos e mostrar anúncios parecidos, como alto-falantes ou videogames.

Configurando anúncios
 O problema é que muitas vezes esses anúncios são acusados de serem invasivos — mostrando ads de temas mais sensíveis que você pesquisou como um problema médico ou um produto que queira manter em segredo. Além disso, a tecnologia usada ainda não consegue identificar se o produto já foi comprado. Mesmo após concluir a compra, a propaganda do produto ainda será visto e pode ficar se repetindo eternamente na sua tela.

 A boa notícia é que dá para evitar o abuso de anúncios na rede social. O próprio Facebook permite alterar a configuração. Uma dica é pesquisar produtos utilizando omodo anônimo do navegador. Como não grava cookies, os anúncios não serão vinculados ao seu perfil no Facebook e você não os verá.

 É possível também limitar essa coleta de dados na própria rede social. Para isso vá em Configurações e clique em Anúncios. Lá é possível desativar todas as opções, incluindo os anúncios baseados em sites e aplicativos usados.


 Outra forma de ver menos anúncios é ocultá-los na própria timeline. Dessa forma não vai diminuir o número de anúncios vistos na rede, mas é possível ocultar toda a publicidade de uma determinada empresa.


 Segundo o Facebook, você pode controlar se vê anúncios baseados em interesses online da rede social. Entretanto, ao escolher não ver os anúncios baseados em interesses online, eles podem não ser relevantes para você.

 Nas palavras da rede social, a função ajuda a exibir conteúdo relevante. "A publicidade baseada em interesses online decide quais anúncios você pode gostar de ver com base na sua atividade em sites e aplicativos fora do Facebook. Sua atividade em sites e aplicativos que estão fora do Facebook mas usam os serviços e tecnologias do Facebook pode nos ajudar a saber em quais anúncios você talvez esteja interessado. Você pode ver os anúncios on-line baseados em interesses do Facebook no próprio Facebook ou em outros sites e aplicativos em que veiculamos anúncios", diz o texto de ajuda, na seção Anúncios.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/09/facebook-sabe-os-sites-que-voce-visita-fora-da-rede-social-entenda.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário